No mundo altamente tecnológico em que vivemos, as empresas, sendo de grande ou pequeno porte, precisam estar cada vez mais inseridas no ambiente virtual. De maneira geral, um site normalmente é a maneira mais adequada para que seu negócio tenha visibilidade na internet e você consiga atingir seus objetivos de mercado.
Mesmo com a expansão de outras ferramentas na internet, sites ainda são necessários para todos os tipos de negócio. Mas qual modelo de website é melhor para você?
Assim como em todas as ações de marketing, criar um website exige planejamento e você precisa saber que objetivos quer atingir para saber se está dando resultados. Os objetivos da sua página na web vão estar relacionados ao tipo do seu negócio e o público que você pretende engajar. A criação da sua plataforma vai depender muito desses fatores. Existem alguns modelos nos quais você pode se inspirar para criar seu site:
Site Institucional
Este modelo é normalmente utilizado por empresas que querem expor mais conteúdos informativos e institucionais, do que propriamente vender diretamente pela plataforma. Esse tipo de site geralmente apresenta a empresa e seus serviço, trazendo informações importantes e exibindo questões como valores e propósitos, além de oferecer um canal de comunicação entre o usuário e a empresa.
Sites de E-commerce
Plataformas de E-commerce, como o próprio nome diz, são sites focados em vender produtos: para isso, é necessário uma série de questões mais técnicas como sistemas de pagamento, segurança, integração com ferramentas de pedidos e notas fiscais, entre outros. Um e-commerce deve ter foco nos produtos, oferecer descrições detalhadas e atenção para imagens.
Sites de Portfólio
Esse formato de site é indicado para profissionais como fotógrafos, designers, freelancers e todas as pessoas que desejam expor seu trabalho de maneira mais visual. Sites como esses são muito importantes para quem quer demonstrar e criar uma marca pessoal.